Lançamento
Resultante de um projeto de investigação colaborativa junto de imigrantes na cidade de Coimbra, esta obra oferece um enquadramento teórico e análise empírica multidisciplinar valiosos para a compreensão aprofundada dos fenómenos migratórios em geral e estudados no terreno em particular. Os diversos contributos que compõem o livro examinam e demonstram a pertinência dos estudos biográficos na análise social das questões migratórias. Por sua vez, a perspetiva biográfica aqui valorizada permite dar a conhecer e reconhecer as experiências concretas dos migrantes contadas na sua própria voz, valorizando os saberes experienciais e o diálogo intercultural. Tratando-se de uma pesquisa participativa que contou com a colaboração de homens e mulheres em rodas de histórias organizadas pelo projeto, este é também um trabalho conjunto a que os seus rostos, nomes e silêncios com espessura analítica dão corpo, substância, e relevância coletiva.
Oficinas Biográficas

As oficinas biográficas constituem o cerne do nosso trabalho. Durante três dias, um mesmo grupo se reúne numa atividade extra-quotidiana, com o objetivo de partilhar experiências, contar as histórias vividas de migração e escutar atentamente as histórias dos demais presentes. Os relatos podem ser orais ou escritos consoante a preferência do grupo e partem de uma frase comum a todos, como por exemplo “Eu vim para Portugal”. Ao fim de um relato, os demais são convidados a partilhar as ressonâncias ou dissonâncias sentidas, colaborando, assim, para a co-construção de sentidos e conhecimentos sobre temas clássicos dos estudos migratórios e trazendo novos temas inicialmente não previstos.

Até o momento, realizamos cinco oficinas biográficas.

A primeira, realizada em junho de 2012, teve um caráter mais experimental e foi composta por cinco estudantes da Universidade de Coimbra. A segunda, realizada em outubro de 2012, foi formada por um grupo de 9 novos voluntários, entre estudantes e não-estudantes. Foi nesta oficina que emergiram alguns temas de grande relevância para o projeto, como o Centro Comercial Avenida e as religiões.

As duas primeiras oficinas mostraram-nos as especificidades das experiências migratórias vividas por mulheres, de modo que realizamos uma terceira com sete novas voluntárias que em março de 2013 se juntaram a nós. A quarta oficina ocorreu em junho de 2013 e foi dedicada exclusivamente ao tema das religiões. Pela especificidade da temática, esta última oficina contou com a participação de alguns voluntários e algumas voluntárias que já haviam participado das oficias anteriores, com a presença de um novo participante e da investigadora do CES, especialista em diálogos inter-religiosos, Teresa Toldy. A quinta oficina biográfica, realizada em parceria com o grupo de investigação Alojamento e Mobilidade Acadêmica, do CES, contou com a participação de 8 estudantes estrangeiros da Universidade de Coimbra que falaram acerca dos desafios enfrentados na busca por uma residência na cidade de Coimbra.

Sobre Nós
Somos um grupo de investigação interdisciplinar interessado nas experiências vividas por migrantes. Por meio de rodas de histórias compostas por participantes de diversas nacionalidades, realizamos um trabalho de escuta aprofundada das histórias de vida dos voluntários e das voluntárias que se disponibilizam a trabalhar connosco. Valorizando e respeitando a diversidade de experiências migratórias, buscamos construir com os migrantes um conhecimento menos assimétrico acerca das migrações e desenvolver um trabalho menos focado nos “fluxos” e nas condicionantes estruturais e mais preocupado com as pessoas que, por razões diversas, se deslocam entre países.
Contactos
Centro de Estudos Sociais Colégio de S. Jerónimo - Largo D. Dinis Apartado 3087 - 3000-995 Coimbra, Portugal
Tel.: +351 239 855 570